Criar uma Loja Virtual Grátis

Arraial Do Cabo: Paraíso do Atlântico.

Arraial Do Cabo: Paraíso do Atlântico.


A CIDADE DE ARRAIAL DO CABO


Cidade costeira brasileira, pertencente ao estado do Rio de Janeiro, localizada na Região dos Lagos, a apenas 140 km da capital. Segundo dados do IBGE de 2008, a cidade de Arraial do Cabo possui pouco mais de 26.600 habitantes.

O turismo em Arraial do Cabo é um dos principais responsável pelas atividades econômicas do município, conhecido como "Paraíso do Atlântico" por seus habitantes ou ainda como "Capital do Mergulho" para os amantes do mar e do mundo submarino. O litoral de Arraial do Cabo possui cartões postais famosos, muitas vezes utilizados por municípios vizinhos como Cabo Frio e Búzios. Arraial do Cabo possui praias muito apropriadas para o banho (mesmo de crianças), e praias adequadas para a prática de esportes náuticos. O clima é ideal para quem procura um destino com temperatura média de 25 graus no verão e 20 graus no inverno.

Além das conhecidas praias de águas e areias claras, a natureza de Arraial do Cabo oferece dunas, costões e restingas. O povo de Arraial do Cabo preserva a simplicidade em um centro que lembra cidades do interior.

Estes atributos, em conjunto com diversos pontos de interesse como monumentos históricos, além de serviços de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e quiosques convidam turistas de todo o Brasil e de diversas partes do mundo a visitarem a cidade. Para os mergulhadores em especial, Arraial do Cabo reserva um tesouro, o fundo do mar e sua vida marinha exuberante. Mesmo quem não está familiarizado com o mergulho perceberá que esta é a principal atração turística da cidade. Arraial do Cabo oferece ótimos pontos de mergulho livre ou autônomo.


 

ECOTURISMO EM ARRAIAL DO CABO

 

Apesar de já utilizado desde a década de 80 ou ainda antes disso para indicar rotas em paisagens de ambientes naturais, "ecoturismo" é um termo relativamente novo no conceito popular. Muitas vezes mal utilizado, por vezes atrai viajantes engajados em causas conservacionistas para programas de turismo convencional, mesmo que estes estejam atrelados à natureza. O fato do turismo ser feito em ambientes naturais não significa que uma atividade turística utilize o meio ambiente de forma sustentável. Tentaremos aqui restringir o uso deste termo para atividades que realmente venham a incentivar a conservação do patrimônio natural e cultural, minimizando os impactos e promovendo a consciência ambientalista e o bem-estar das populações locais.

 

A região onde está localizado o município de Arraial do Cabo abriga diversas e exuberantes belezas naturais, algumas delas quase selvagens. O contorno do litoral e as áreas preservadas, muitas vezes apresentando difícil acesso (como regiões da Ilha de Cabo Frio, também chamada de Ilha do Farol), criam múltiplos habitats onde floresce uma rica diversidade de espécies animais e vegetais. A trilha que leva ao farol velho da ilha possui relativa dificuldade, com uma subida em um percurso de 1500 metros. Com duração aproximada de 5 horas (calculado o tempo do trajeto necessário para ir e voltar), a subida do morro ocorre em meio a mata fechada com vistas deslumbrantes. O destino, o antigo farol construído em 1833, está no topo da ilha. Materiais de interesse histórico são encontradas nas ruínas da casa dos faroleiros, com o que restou de estruturas de pedra e argamassa de cal, conchas e óleos de baleia. A subida até o farol velho necessita de autorização especial da Marinha.

 

Ao realizar passeios, verifique se as operadoras locais promovem atividades realmente sustentáveis. Evite provocar danos ao patrimônio natural de Arraial do Cabo.